O problema habitacional no país

.

Certa vez o dono de uma grande construtora fez uma afirmação que me fez pensar muito e concluir que estava absolutamente certo. Ele foi feliz na sua colocação. Disse que o governo não devia incentivar a compra da casa propria, através de financiamento. Devia abrir linhas de crédito para o povo comprar terra.

Vocês já repararam que de uns tempos para cá as favelas, principalmente nas grandes cidades, não são construídas com tábuas e papelão?

Essa foi a pergunta que ele fez, e que me fez parar para pensar e observar. De fato ele tinha razão! Já a algum tempo que os barracos, como são chamados os cômodos que é uma casa para quem construiu, passaram a ser feitos de alvenaria. Na maioria das vezes não possuem acabamento algum, mas são feitos de alvenaria.

Passa-se um tempo, o barraco ganha telhado, banheiro, outro cômodo ao lado, as paredes são revestidas e assim vai. Como essa pessoa disse: Isso prova que o povo tendo terra constrói. Pode levar dez anos se necessário, mas constrói.

A grande dificuldade do povo é comprar o terreno para construir, pois com exceção de pequenos loteamentos que são lançados pelas várias prefeituras do país, o terreno normalmente é vendido à vista. Nisso reside a dificuldade do povo, ter o dinheiro suficiente para aquisição do terreno numa única vez.

O material ele vai comprando e pagando aos poucos, vai construindo aos poucos, vai fazendo o acabamento quando for possível. A mão de obra quando ele mesmo não constrói com ajuda de amigos e parentes, contrata à medida que economiza para fazer uma etapa, para a qual já comprou ou pode comprar o material.

Os financiamentos para aquisição de imóveis não deixam de ser bons, mas não são suficientes nem eficazes para acabar com o problema habitacional uma vez que o preço de um imóvel pronto é de certa forma elevado, o que faz com que as prestações que o mutuário pagará, mesmo financiando por um longo período, ainda sejam altas para os padrões salariais do povo. Direcione esforços para conseguir adquirir um terreno, depois disso, construir é fácil.


( voltar )